“Somos mais peregrinos ou mais turistas?”

O educador e psicólogo Yves de La Taille foi o convidado do Café Filosófico (TV Cultura) do último domingo de novembro. O estudioso abordou questões que atormentam a contemporaneidade, como o sentimento de vergonha, a vida de fragmentos, o conhecimento versus informação, o medo da exclusão, a modernidade líquida, o tédio e o ócio. Assista o programa na íntegra e reflita com o pesquisador especializado em desenvolvimento moral.

Do Tédio ao Respeito de Si: Educação Moral e Formação Ética – No encontro, serão propostas duas análises complementares da contemporaneidade. Primeiro, falaremos de uma ‘cultura do tédio’, de falta de sentido existencial que comprometem a realização ética de uma ‘vida boa’. Em seguida, falaremos de uma ‘cultura da vaidade’, de superficialidade, que comprometem a legitimação moral de deveres. Finalmente, à luz da abordagem psicológica, serão apontadas ações educacionais desejáveis para a construção de uma ‘cultura do sentido’ e uma ‘cultura do respeito de si’.

Outros vídeos do Café Filosófico estão disponíveis no CPFL Cultura.

Gostaria, ainda, de agradecer os mais de 1.100 acessos recebidos pelo blog desde junho, quando foi publicada a primeira postagem (Sangue Latino, com Eduardo Galeano) no Dissencialistas.

Até a próxima,
Stanley Marques.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre ““Somos mais peregrinos ou mais turistas?”

  1. Medidas ainda mais agressivas foram incorporadas ao novo regulamento, que expande o escopo de DPIs coberto pelo anterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: