Ctrl +C, Ctrl + V: Justiça – O que é fazer a coisa certa

Justiça - O que é fazer a coisa certa.

Tratar de filosofia, de ciência política e explorar conceitos tão profundos, como “justiça”, não é uma tarefa fácil. No entanto, o filósofo e professor da Universidade de Harvard Michael J. Sandel consegue relacioná-los, abordando-os de forma  simples no livro Justiça – o que é fazer a coisa certa.

O livro é um verdadeiro compilado dos principais temas discutidos por Sandel no curso Justice,  ministrado na Universidade de Harvard.

Ainda nos primeiros capítulos é possível vislumbrar quão importante é a discussão levantada pelo autor. Entender a base moral das ações que nos rodeiam é imprescindível para assumir um papel participativo e crítico na sociedade. A partir de exemplos intrigantes, Sandel nos leva a questionar conceitos que, muitas vezes, aceitamos sem a devida reflexão.

É errado que vendedores de mercadorias e serviços se aproveitem de um desastre natural, cobrando tanto quanto o mercado possa suportar? Em caso positivo, o que, se é que existe algo, a lei deve fazer a respeito? O Estado deve proibir abuso de preços mesmo que, ao agir assim, interfira na liberdade de compradores e vendedores de negociar da maneira que escolherem? Essas questões não dizem respeito apenas à maneira como os indivíduos devem tratar uns aos outros. Elas também dizem respeito a como a lei deve ser e como a sociedade deve se organizar. São questões sobre justiça. (SANDEL, 2011, p-p. 13-14).

Didaticamente o autor aborda o utilitarismo, o liberalismo e o comunitarismo de forma que, mesmo quem não é familiarizado com as correntes, se vê envolvido pelas discussões propostas por tais teorias. O texto nos mostra, por fim, o quanto é importante questionar o fundamento moral daquilo que nos é apresentado, revelando que política, lei e moral se relacionam e se completam.

Adriano Santos

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “Ctrl +C, Ctrl + V: Justiça – O que é fazer a coisa certa

  1. paula disse:

    pessoal, tem que deixar link para facebookear o dissencialistas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: